Trilogia Analítica

Psico-sócio-patologia é um termo cunhado pelo psicanalista Norberto Keppe, que designa a nova ciência criada por ele que estuda as causas, a inter–relação e a terapêutica das doenças psíquicas–orgânicas e sociais como um todo indissolúvel.

A Psico-sócio-terapia, portanto, é o método de tratamento da patologia do indivíduo unido á estrutura social através da conscientização da psico-sócio-patologia.

A Ciência do Terceiro Milênio

Pode-se dizer que ela é a ciência do terceiro milênio por excelência – a mais nova e a mais necessária, pois dela dependem todas as outras já que é o ser humano e a sociedade que criam todas as outras disciplinas.

Ela é interdisciplinar, pois, ao tratar da patologia do ser humano e da sociedade igualmente enferma criada por ele – a psico-sócio-terapia deverá ser aplicada a todas as suas atividades.

Seu campo de atuação é na sociedade em geral – nas escolas, nas indústrias, nos hospitais, nas associações, nos centros comunitários, nas mídias, nas igrejas e em todos os centros e grupos que estão interessados na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e na saúde da sociedade.

Consciência – o mais eficaz instrumento terapêutico

A psicologia estuda o comportamento do ser humano e sua correção, a psicanálise investiga o inconsciente do ser humano, e a psico-sócio-patologia de Keppe estuda a consciência do ser humano, o seu poder energético, e as patologias criadas por sua rejeição.

Tendo sido aplicada em âmbito individual e social, a conscientização comprova-se um instrumento de alta eficácia não somente na prevenção, na correção das enfermidades psíquicas orgânicas e sociais, mas também aplicada à educação como método psicolinguístico trilógico auxilia enormemente a aprendizagem dissolvendo os bloqueios interiores ao conhecimento.

No campo da realização, a psico-socio-terapia aumenta a produtividade, ajuda a resolver conflitos no ambiente de trabalho, desperta o empreendedorismo dos indivíduos, diminui os acidentes de trabalho, a abstenção por doenças, a sabotagem à empresa e reforça a ética profissional.

Bibliografia – A Proton Editora publicou vários livros que tratam a respeito da Psicossociopatologia [saiba mais]